A iluminação versátil é um elemento chave no design de interiores, representando uma técnica que permite a personalização e o controle da luz para atender a variadas necessidades e cenários em um determinado ambiente. Esta abordagem é realizada por meio da seleção cuidadosa de diferentes fontes luminosas, a incorporação de sistemas de gestão de iluminação e a aplicação de métodos específicos no design de iluminação.

Podemos contar com inúmeras opções de iluminação que inclui, mas não se limita a, luminárias de embutir, apliques de parede, luminárias de piso, candelabros e a luz natural que banha o espaço através de janelas e claraboias. Quanto aos controles, eles podem ir de simples interruptores a complexos sistemas de automação doméstica, que proporcionam a liberdade de modificar a intensidade, a cor e a direção da luz para atender às demandas do momento com precisão.

O uso estratégico de diferentes tipos de luminárias para criar camadas de iluminação, direcionar a luz para destacar detalhes arquitetônicos ou decorativos, e a aplicação de iluminação indireta para minimizar sombras e gerar um ambiente mais convidativo, são aspectos cruciais para a obtenção de uma iluminação adaptável e eficiente.

Esta metodologia não somente cumpre com as necessidades funcionais do espaço, garantindo uma iluminação apropriada para cada atividade, mas também enriquece a estética do ambiente, enfatizando suas características arquitetônicas e detalhes decorativos.

Leia mais artigos